Projeto de CTS será apresentado em congresso na Espanha

Aluno de Engenharia Ambiental, Alesi Leal, participará do IV Congresso Iberoamericano de Filosofia da Ciência e Tecnologia, que acontecerá na Espanha, em julho, apresentando o trabalho “O Princípio da Responsabilidade como modelo de ética para a sociedade tecnológica”. O projeto de Iniciação Científica (IC) é realizado sob orientação da professora doutora Angela Miranda, docente da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT).

cienciaTecnologia

Alesi Leal, que é bacharel em Ciências e Tecnologia, conta que a ideia surgiu durante a disciplina optativa ‘Ética em Ciência e Tecnologia’, enquanto discutiam sobre as teorias de Han Jonas, que discutem  sobre o conceito de responsabilidade e as consequências desastrosas da sociedade tecnológica.

A pesquisa busca explicações éticas e filosóficas acerca da aplicação da ciência e tecnologia na sociedade atual e as consequências no cotidiano e no convívio.

Por ser a primeira vez que submeteu um projeto para congressos, Alesi conta que ficou surpreso com a aprovação, mas que acredita que, devido a aplicabilidade do tema, bem como a importância de discutir e de procurar entender essa problemática resultou na resposta positiva.

“Só o fato de estar participando de um congresso internacional, compartilhando conhecimentos com pessoas de diversas nacionalidades, de diferentes formas de pensar, já é uma experiência imensuárel”, disse Alesi, “Só tem a enriquecer o trabalho de pesquisa da UFRN e da ECT”, completa o pesquisador de IC.