Projeto URA leva os alunos para a Olimpíada Brasileira de Robótica

O projeto Um Robô por Aluno (URA) tem o objetivo de levar conhecimentos de eletrônica, lógica de programação e robótica para jovens e crianças da rede pública de ensino e recentemente os coordenadores levaram os alunos para participar da fase estadual da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR).

A competição tinha três etapas em que cada uma possuía uma pista diferente com diversos obstáculos. O desafio era fazer o robô responder aos comandos e terminar o circuito com o menor número de falhas, passando por lombadas, planos inclinados, seguindo linhas e pegando objetos.

DSCN2097

Três equipes foram para a OBR: Makers, Spacebot e Robotic Squad. Por conta da inexperiência do grupo, houveram alguns problemas, como na calibragem dos motores e no manuseio do robô, mas William Ribeiro, um dos colaboradores do projeto; considera o desempenho deles satisfatório, pois com apenas quatro meses de aprendizado, aproximadamente, todas as equipes conseguiram se adaptar bem aos desafios e aos problemas que surgiram, já que durante a competição não era permitida a ajuda do público externo, incluindo professores.

DSCN2052

“Estamos usando a competição como um meio deles verem o quanto já progrediram”, disse William, “ Para eles é muito gratificante quando conseguem montar o robô do zero – tanto a parte estrutural, como a programação – levar para uma pista de competição e o ver funcionando e adaptá-lo aos diferentes desafios”.

E o esforço e dedicação foram recompensados, a equipe Makers ganhou a medalha de Dedicação por conseguir resolver melhor os problemas e imprevistos que surgiram ao longo da competição.

DSCN2045

Equipe Makers

Expansão do URA

Com o problema da falta de espaço na Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), o projeto URA vai ser transferido para a mesma casa que opera a Incubadora de Processos Acadêmicos, Científicos e Tecnológicos Aplicados (inPACTA), a fim de melhorar a estrutura física, com laboratórios maiores e mais bem equipados; e a comodidade dos alunos. O plano é continuar com essa turma que foi para a OBR, mas dar a oportunidade para outros estudantes e abrir uma nova turma.

O projeto Um Robô por Aluno foi idealizado pelo professor Aquiles Burlamaqui e hoje é coordenado pelo professor Orivaldo Santana. Mais informações sobre o URA podem ser acessadas na reportagem previamente feita pela ComC&T.

DSCN2104

Professor Orivaldo Santana (à esquerda), William Ribeiro e Professor Aquiles Burlamaqui

*Fotos cedidas por William Ribeiro