I AcolhECT da UFRN faz a recepção dos novos calouros do curso de Ciências e Tecnologia

Foto: Carol Macedo

Nessa terça-feira (6) aconteceu o primeiro AcolhECT do curso de Ciências e Tecnologia da UFRN. AcolhECT é uma iniciativa de professores e alunos veteranos para recepcionar os calouros. O evento ocorreu das 8h às 12h, no Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), e contou com atividades dinâmicas como caça ao tesouro e dança, cinema e estandes de informação para tirar as dúvidas dos novos alunos.

A expectativa de cadastramento era de 500 a 600 alunos, das 1120 vagas abertas através do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A acolhida tinha como objetivo prestar assistência aos calouros e criar um ambiente mais caloroso e relaxado àqueles que estão tensos por entrarem em C&T.

Na opinião de Luiza Meirelle, veterana, promover uma sensação de segurança para o aluno que está entrando é essencial. “[O aluno] vai se sentir em casa, seguro em estar no curso, afinal não é um curso fácil”.

Para os calouros é um momento de grande expectativa e dúvidas. Mostrar que C&T é mais do que apenas números e fórmulas matemáticas é essencial na formação de uma atmosfera mais confortável.

Segundo o Prof. Josemar de Oliveira, é necessário quebrar os estereótipos de C&T e apresentar o lado mais humano do curso. “BCT é um curso muito grande. Os alunos se espalham. O acolhimento serve para levantar o ego. É um reflexão que está sendo feita, de que há necessidade de um ciclo de acolhimento”, afirma.