ECT mundo afora: bacharel em ciências e tecnologia se destaca na pesquisa científica na área de engenharia de materiais

A próxima edição da revista Journal of Materials Science: Materials in Electronics contará com um artigo produzido por Thales Leite Brandão, bacharel em Ciências e Tecnologia e formando de Engenharia dos Materiais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O periódico, de cunho internacional, é classificado na categoria A2 da Qualis, conceito atribuído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) para publicações de nível elevado.

O artigo, intitulado “Effects of MnO2/In2O3 thin films on photocatalytic degradation 17 alpha-ethynylestradiol and methylene blue in water”, investiga a presença residual de hormônios procedentes de anticoncepcionais no meio ambiente e como estes passam a agir como contaminantes na biosfera, prejudicando o sistema reprodutor dos peixes e interferindo no sistema endócrino do ser humano. O artigo ainda propõe métodos específicos para uma degradação efetiva desse hormônio, utilizando-se de um material sintetizado na universidade. Trata-se de um artigo decorrente da Iniciação Científica, aperfeiçoado ao longo dos dois últimos anos até ser apresentado como projeto de conclusão do curso, agora aceito em uma revista científica conceitualizada da área.

Thales Leite Brandão, 24 anos

Thales Leite no evento Campus Party.

Thales, atualmente com 24 anos, ingressou no curso de Ciências e Tecnologia em 2012. Participou da monitoria de Práticas de Leitura e Escrita (PLE) e, no terceiro período de graduação, garantiu a oportunidade de viajar para o Reino Unido através do programa Ciências Sem Fronteiras, onde permaneceu, como intercambista, o período de 1 ano e dois meses na University of Lincoln.

Ao fim desse período, envolveu-se na fundação do núcleo local da Rede CsF, organização que integraliza e mobiliza ex-participantes do Ciências Sem Fronteiras para ações de desenvolvimento de ciência, tecnologia, inovação e educação (CTI&E) no Brasil. No início de 2017, uniu-se a colaboradores dos cursos de Engenharia Mecânica e Engenharia de Materiais para fundar a Solidus, Empresa Júnior voltada para o desenvolvimento de soluções personalizadas em engenharia a baixo custo, federada pela RN Júnior, instituição onde, mais tarde, Thales integraria a Diretoria de Comunicação.

No mesmo ano, sua experiência com a Rede ScF o levou a palestrar, ao lado de sua equipe, na edição nacional da Campus Party, evento anual de tecnologia considerado o maior do mundo. Depois disso, sua participação no evento evoluiu para uma colaboração ainda maior nas edições seguintes e, hoje em dia, Thales atua como responsável pelo conteúdo do palco principal do evento.