Livro que traz análise de canções da banda de heavy metal, Iron Maiden, será lançado em evento internacional

O professor da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Lauro Meller, fará o lançamento do seu livro “Iron Maiden: A Jorney Through History”, nesta quinta-feira (28), durante sua participação no Modern Heavy Metal Conference em Helsinque, na Finlândia.

Ao contrário dos produtos já disponíveis no mercado, que são na sua maioria de cunho biográfico, Meller traz em seu livro análises de canções da banda inglesa. Percebendo, ainda durante o período de graduação, que Iron Maiden possuía muitas letras que retratavam momentos históricos, decidiu fazer uma pesquisa de forma a organizá-las de acordo com a sua cronologia, e não com a data de lançamento das discografias.

Começando por “Quest For Fire”, liberado ao público em 1983, que traz o tema da pré-história e se encerra com “Afraid to Shoot Strangers”, lançada em 1992, que retrata a Guerra do Golfo. Nessa linha do tempo estão incluídas “PowerSlave”, sobre o Antigo Egito; “Alexander The Great”, falando sobre Alexandre da Macedônia; “Invaders”, que retrata a invasão dos Vikings nas ilhas britânicas; “Hallowed be They Name”, sobre a Inquisição; entre outras.

“Não existe nada muito técnico na análise das canções”, disse Lauro Meller, “Embora escrito por um acadêmico, minha intenção, na verdade, é levar o livro para o grande público, ao mesmo tempo que tento inserir a banda dentro da academia tentando quebrar essa barreira de preconceitos que existe”.

Na obra, o pesquisador frisa que não tem a preocupação de verificar a veracidade das letras das canções em relação aos fatos históricos, por entender que o artista possui uma certa liberdade para criar, a chamada de licença poética. Um dos seus principais objetivos é que os fãs da banda descubram uma forma diferente de escutar essas canções.

 

IMG_20180619_104205167_HDR

Lauro Meller com as cópias em inglês do seu livro. Durante a entrevista, o professor contou que a escolha da camisa, que apresenta a imagem de um indígena,  foi para homenagear a canção “Run to the Hills” em que conta sobre o massacre desses povos pelas invasões dos homens brancos no continente americano.

 

O caminho percorrido até o lançamento do livro

Professor Lauro conta que é fã do Iron Maiden desde sua adolescência. Já na academia como discente do curso de Letras, durante uma aula de literatura inglesa, descobriu que a canção “Rime of The Ancient Mariner” foi inspirada num poema do romantismo inglês, de mesmo nome, produzido por Samuel Taylor Coleridge. Fato que aguçou sua curiosidade para pesquisar mais sobre o assunto.

Já no ano de 2005, participou de um encontro, na cidade de Londrina, Paraná; organizada pela Associação Nacional dos Professores Universitários de História (ANPUH), apresentando um trabalho em que fazia análises superficiais de, aproximadamente, sete canções da banda que tratavam de temas históricos. Em 2013, enquanto coordenava a Revista Brasileira de Estudos da Canção, teve a oportunidade de publicar dois artigos em que aprofundou mais sobre o assunto.

Em 2015, Meller conta que estava com um livro pronto para publicar, que era um resumo de sua dissertação de mestrado sobre Beatles e Tropicália. Porém, nesse mesmo ano Iron Maiden lançou um novo disco e recebeu um telefonema da jornalista Fernanda Portugal, colaboradora da BBC Brasil, para que juntos pudessem construir uma reportagem acerca do trabalho de pesquisa que vinha fazendo durante esses anos. Para a sua surpresa, esse artigo teve grande repercussão ao ponto de se tornar a quarta matéria mais lida no site naquela semana. Foi nesse momento, em novembro de 2015, em que o professor e pesquisador decidiu parar a produção do livro que estava preparando para se dedicar com mais afinco a sua pesquisa sobre as canções da banda britânica de heavy metal.

 

A conferência

Modern Heavy Metal Conference é o principal evento de pesquisa sobre música metal, acontece todo ano e é organizado pelo pesquisador Toni-Matti Karjalainen. Lauro Meller conta que em 2016, enquanto estava em seu período de pós-doutorado na Inglaterra, teve a oportunidade de participar da conferência apresentando uma análise sociológica dos fãs de heavy metal em Natal.

Nesta quinta-feira, fará o lançamento da versão em inglês “Iron Maiden: A Journey Through History”, para uma plateia de especialistas. Já o livro em português, está programado para sair em meados de agosto. “Vai ser um momento para trocar ideias […] Vai ser interessante no sentido de trazer um produto final sistematizado”, disse Meller.

 

Diante de suas observações, o professor também percebeu que muitas músicas são baseadas em livros e filmes, portanto já começou a escrever um segundo livro sobre as referências literárias e cinematográficas nas canções do Iron Maiden, mapeando, até o momento, em torno de 20, como “O Fantasma da Ópera”, “O Nome da Rosa”, “Duna”, “Seventh Son”, entre outras.

Deixe uma resposta