Livro reúne estratégias para potencializar a aprendizagem da escrita e leitura na língua inglesa

A professora da Escola de Ciências e Tecnologia (ECT), Marcela Silvestre, fez o lançamento do livro “Práticas de leitura e escrita: inglês”, que tem como principal objetivo auxiliar estudantes da área tecnológica, de nível técnico e superior, a compreender textos mesmo sem possuírem o total domínio da língua estrangeira.

A obra foi produzida em conjunto com as professoras Maria Milanez, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN); e Maria Edileuda Sarmento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Todas as três docentes possuem conhecimento e experiência na prática do inglês para fins específicos (IFE). IFE, também conhecido como inglês instrumental, foi uma técnica implantada, em todo território nacional em instituições de ensino de âmbito federal, para que os estudantes consigam ter maior desenvolvimento na parte em que mais utilizam, a leitura.

Marcela Silvestre explica que em um do curso de idiomas se aprende as quatro habilidades: ouvir, falar, ler e escrever; porém, hoje, é observado que a pessoa não precisa dominar todas essas habilidades. Para desempenhar um trabalho dentro da universidade, por exemplo, o inglês acadêmico se torna mais necessário, sendo assim muito mais importante o indivíduo conseguir ler e compreender bem textos escritos na língua inglesa.

IMG_20180618_105914765_HDR~4

Marcela Silvestre, professora da disciplina ‘Práticas de Leitura em Inglês’ na ECT

A partir dessa ideia que foram elaborados exercícios e estratégias para que os estudantes, que mesmo sem total proficiência, tendo um vocabulário médio, consiga entender e interpretar os textos, algumas vezes sem a ajuda do dicionário. Utilizando técnicas como skimming e scanning, que consiste em observar o contexto mais geral do texto, procurando, por exemplo, por palavras-chave ou informações não-verbais (figuras, gráficos e tabelas), é possível compreender o que está escrito.

Apesar de, na ECT, trabalhar com maior intensidade com conteúdos da área tecnológica, a professora explica que em “Práticas de leitura e escrita: inglês” as temáticas são mais diversificadas.”Esse livro é voltado para pessoas que queiram aprender inglês”, disse Marcela Silvestre, “Com o livro, elas podem utilizar as estratégias para ler qualquer texto”.

“Práticas de leitura e escrita: inglês” está disponível para download, de forma gratuita, no site do repositório da UFRN. Para ter acesso ao conteúdo, é só clicar neste link.