Adepol e inPACTA firmam parceria em busca de soluções para segurança pública

A última quarta-feira (01) marcou o início da mais recente campanha da Associação dos Delegados da Polícia Civil do Rio Grande do Norte (Adepol-RN) em prol da segurança pública. A ação, intitulada “Eu decido a segurança do RN”, realiza-se em parceria com a inPACTA-UFRN, incubadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte criada pela Escola de Ciências e Tecnologia (ECT) como estímulo ao cenário de inovação.

Coletiva de imprensa de lançamento da campanha “Eu decido a segurança do RN” (Foto: Canindé Soares)

A iniciativa propõe-se a dar voz à população sobre questões relacionadas à segurança pública do estado, trazendo à tona um levantamento de opiniões e medidas prioritárias manifestadas pela sociedade potiguar a cerca do tema. A coleta dos dados está sendo feita a partir de um questionário online, intuitivo e de fácil acesso, que permanece disponível para todos ao longo do mês de agosto. Você pode acessá-lo a partir do seguinte link: www.eudecidoasegurancadorn.com.br.

As questões do formulário buscam compreender qual a maior preocupação dos participantes na área onde reside e oferece sugestões de medidas que veem como urgentes para o ano seguinte, além de deixar um espaço para sugestões ou propostas alternativas. O participante ainda pode compartilhar a pesquisa através de um link direto para o WhatsApp ou por meio do uso da hashtag #EuDecidoAsegurançaDoRN nas mídias sociais.

O papel da inPACTA, sob gerência-executiva de Gláucio Brandão, professor do Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação (MPI) do Programa de Pós-graduação em Ciência, Tecnologia e Inovação (PPgCTI), é acompanhar a pesquisa em tempo real e analisar os resultados após o período de apuração. A partir do diagnóstico, objetiva-se desenvolver soluções tecnológicas que deverão segmentar necessidades específicas baseando-se na idade, gênero ou mesorregião a qual pertencem os respondentes.

As informações serão utilizadas no desenvolvimento de um relatório conclusivo entregue aos candidatos ao governo do Estado nas próximas eleições para que sirvam como base na construção de novas políticas públicas dedicadas ao tópico. A cerimônia de entrega ocorrerá no dia 11 de setembro, ainda sem local definido.