A Escola de Ciências e Tecnologia oferece algumas opções para a formação generalista. Diferente de quem pretende seguir para as engenharias tradicionais, a formação generalista prepara o discente para atuar em mercados variados e por isso segue uma estrutura diferenciada, inclusiva e ampla.
A formação generalista se divide em três eixos: Engenharia de negócios, Computação Aplicada e Neurociências. Abaixo, nesta seção, falaremos de Neurociências.
Clique aqui para ir para os outros dois eixos: Engenharia de Negócios e Computação Aplicada.
O que é Neurociências?
É a área destinada a estudar o sistema nervoso, desde de seu funcionamento, estrutura e desenvolvimento à alterações desses meios. Quase sempre os profissionais desse ramo focam o seu objeto de estudo em áreas como o cérebro, medula espinhal e os nervos periféricos.
Quais as habilidade e competências adquiridas para quem faz essa ênfase?
- Entender as teorias sobre o funcionamento do sistema nervoso, sendo capazes de identificar, formular e resolver problemas pertinentes em neurociência;
- Pesquisar soluções e criar novos processos e tecnologias para as necessidades específicas, notadamente aquelas ligadas às áreas de neuroengenharia e interface cérebro-máquina;
- Questionar a realidade, formulando problemas e tratando de resolvê-los, utilizando, para isso, o pensamento lógico, a criatividade, a intuição, a capacidade de análise crítica, bem como selecionando procedimentos e verificando sua adequação;
- Desenvolver e gerenciar sistemas de software com aplicação em neurociência;
Que tipo de formação acadêmica deve possuir o generalista em Neurociências?
Que o habilita à desenvolver estratégias capazes de resolver problemas específicos em neurociência, tanto conceitualmente como tecnologicamente.
Quem deve fazer essa ênfase?
O discente que almeja se tornar um neurotecnólogo com foco em uma abordagem multi e transdisciplinar, capaz de integrar aspectos científicos, tecnológicos e inovadores na pesquisa em neurociência.
Ao longo de sua formação o egresso irá acumular conhecimentos gerais em neurobiologia, biofísica, fisiologia de sistemas, psicofarmacologia, neuroengenharia, cognição e computação, sendo consequentemente capaz de controlar, analisar e desenvolver instrumentos, metodologias e ferramentas utilizadas na pesquisa biomédica, em especial na neurociência.
Como está organizada a Estrutura Curricular dessa Ênfase?
A estrutura curricular do Eixo de Neurociência é extremamente flexível e compete ao aluno, com o auxílio de um professor tutor, a construção de seu currículo conforme suas expectativas, interesses e habilidades.
Os componentes curriculares estão separados em dois tipos: os obrigatórios (90h) e os optativos (1335h), totalizando 1425h.
Para mais informações acesse a grade curricular no site do Instituto de Cérebro clicando aqui
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