Formação generalista em Computação Aplicada

A Escola de Ciências e Tecnologia oferece algumas opções de formação generalista. Diferente de quem pretende seguir para as engenharias tradicionais, a formação generalista prepara o discente para atuar em mercados variados e por isso segue uma estrutura diferenciada, inclusiva e ampla.

A formação generalista se divide em três eixos: Engenharia de Negócios, Computação Aplicada e Neurociências. Abaixo, nesta seção, falaremos de Computação Aplicada.

Clique aqui para ir para os outros dois eixos: Engenharia de Negócios e Neurociências.

Futuristic Circuit Board. Blue with elecrons.

O curso de Computação aplicada forma alunos com vastas habilidades em programação matemática e física.

Que tipos de disciplinas vou cursar?

O curso possui três frentes básicas: software, hardware e programação básica.  O discente trabalha na construção de dispositivos eletrônicos para validar algum protótipo; desenvolvimento web, de software e de aplicativos para celulares.

Quem deve fazer essa ênfase?

Quem tem familiaridade com lógica de computação, linguagem de programação e almeja ser um profissional capaz de entender as demandas de áreas como Engenharia e das Ciências em geral, compreendendo também as necessidades de negócios das empresas.

Como está organizada a estrutura curricular dessa ênfase?

A estrutura curricular da formação está dividida em quatro semestres com componentes obrigatórios e optativos. Serão ofertadas pela Câmara de Informática no mínimo cinco disciplinas pertencentes à grade curricular da ênfase em cada período letivo. Estas disciplinas terão carga horária total de 270 horas.

O curso tem ligação com Mestrado Profissional em Ciência, Tecnologia e Inovação da ECT?

Não possui vínculo direto, mas o curso traz algumas disciplinas da parte de negócios tecnológicos. Então, se o discente tem uma ideia inovadora em computação e tecnologia, poderá utilizar esse conhecimento para desenvolver um protótipo, por exemplo.

Quais as habilidades e competências adquiridas por quem faz essa ênfase?

• Propor soluções integrando tecnologias e conhecimentos de diferentes segmentos relacionados à Computação, como por exemplo: microcontroladores, redes de computadores e desenhos assistidos por computador.
  • Utilizar diferentes fontes de informação e recursos tecnológicos para adquirir e construir conhecimento;
  • Gerenciar e administrar a implantação de novas tecnologias;
  • Definir e gerenciar projetos de sistemas de software e hardware;

Que tipo de formação acadêmica deve possuir o generalista em Computação Aplicada?

Que capacite a solução de problemas do mundo real, considerando-se para tal a concepção e implementação de modelos computacionais.

Ao longo do curso você irá adquirir conhecimentos acerca de como aplicar, de forma correta, os recursos tecnológicos modernos, tornando o egresso apto a resolver problemas tanto na área acadêmica quanto na área empresarial, variando de acordo com as especificidades de cada implementação.

4 thoughts on “Formação generalista em Computação Aplicada